Como manter sua piscina sempre linda e limpa?

Ter piscina em casa é um grande privilégio, especialmente para os momentos de relaxamento. Mas também implica em algumas responsabilidades, como a obrigação de sempre deixá-la limpa, independente se está sendo ou não usada. Aprenda como deixar sua piscina sempre limpa e bonita, com apenas algumas dicas simples:

1) Limpe o pré-filtro da bomba e o skimmer
A limpeza do pré-filtro e do skimmer contribui para uma boa circulação da água e um bom funcionamento do sistema de filtração, sem mencionar no aumento da durabilidade do cloro da piscina que não estará em contato constante com as folhas e impurezas retidas nestes locais.

2) Acompanhe o equilíbrio químico da água
É preciso estar atendo ao controle do PH e da alcalinidade, além da dureza da água e do nível de cloro. cloro. O pH da piscina vai dizer se a água está neutra, alcalina ou ácida. Isso define a qualidade da água e é determinante na durabilidade dos equipamentos de manutenção.
A alcalinidade é a capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos e, consequentemente, manter seu pH estável. Tanto o ph quanto a alcalinidade influenciam no equilíbrio químico.

3) Mantenha a piscina livre de folhas e impurezas
São sujeiras trazidas pelo vento, normalmente, mas que prejudicam não apenas a estética da piscina como a durabilidade do cloro.

4) Fique atento ao aspecto turvo da piscina
Quando a piscina estiver assim, é importante observar a necessidade de oxidação e filtração. Caso o problema seja a necessidade de oxidação, é importante checar o pH e a alcalinidade e depois manter o cloro entre 2 e 3 ppm. Há ainda a possibilidade de precisar realizar um tratamento de choque com cloro para restaurar o brilho da água. Se sua piscina for muito utilizada, na pior das hipóteses, é possível que seu método de desinfecção não esteja sendo o suficiente.

5) Faça a manutenção do filtro
O filtro é o coração da piscina e não pode ser ignorado. Mantenha-o em dia, com areia trocada anualmente ou de dois em dois anos.