Como manter suas calhas em dia

Normalmente as calhas não recebem muita atenção dos moradores. Entretanto, eles são fundamentais, pois protegem o reboco da casa, evitam alagamentos, minimizam as chances das paredes ficarem úmidas e previnem contra rachaduras e corrosões ao direcionarem a água da chuva corretamente para a rede de esgoto. Assim, nos períodos de chuva, elas precisam estar em perfeito estado para que haja o bom escoamento da água. É justamente por isso que a limpeza e manutenção das calhas devem ser feitas com regularidade, obedecendo alguns critérios específicos.

O que acontece se as calhas não forem limpas?

Folhas, areia, pequenos galhos, sacos plásticos, insetos e outros detritos trazidos pela chuva e pela ação do vento acabam se alojando no  interior dos tubos condutores, no telhado e sobre as calhas. Não haveria nada de errado nisso, não fosse o fato desses itens obstruírem as canaletas e dificultarem o escoamento pluvial. O volume de água acumulado na calha pode acabar comprometendo a estrutura da casa, atingindo a laje, os forros e a parede. Não raro  é ver imóveis com infiltrações por conta da falta de limpeza e manutenção das calhas. Além disso, essa condição favorece a proliferação de doenças.

Com que frequência a limpeza deve ser feita?

A regra básica  para definir a periodicidade da limpeza das calhas é ficar atento ao estado delas, bem como checar se existe um acúmulo de sujeira nas canaletas. É aconselhável que essa verificação seja feita a cada seis meses, mas se estiver chovendo frequentemente e infiltrações forem notadas, o ideal é que esse intervalo seja reduzido. Vale destacar que se a residência estiver localizada perto de edifícios ou árvores de grande porte, a limpeza deve ser feita bimestralmente, isso porque as folhas que caem e os objetos eventualmente lançados pelos moradores de apartamentos tendem a entupir os dutos.

Quem deve limpar as calhas?

Quando é necessário subir no telhado para limpar e desobstruir as calhas o mais indicado é que profissionais especializados sejam contratados para executar o serviço, até porque, o processo requer uma série de equipamentos e medidas de segurança. Já quando é possível ter acesso à calha pelo lado externo da residência, sem que exista a necessidade de passar pelo telhado, o próprio morador pode fazer a higienização. Observe se o uso da escada é seguro e se a calha não está muito próxima da rede elétrica. Outras dicas importantes consistem em usar calçado com solado aderente e luvas para fazer o serviço. Além disso, nunca faça a limpeza em dias chuvosos, para evitar acidentes como escorregões e choques elétricos.

Como a limpeza deve ser feita?

A limpeza deve começar pela retirada dos resíduos sólidos (folhas, plásticos, areia e afins). Essa etapa deve ser feita manualmente e com o auxílio de uma pá. Como já foi dito, o uso de luvas é imprescindível para evitar contaminação ou cortes. Após eliminar os detritos sólidos das canaletas, é hora de limpar os tubos condutores com desentupidores e hastes específicas, comercializados em casas de utilidades domésticas ou materiais de construção. Feito isso, a limpeza deve ser finalizada com a lavagem da calha com jatos d’água. As lavadoras de alta pressão são perfeitas para esse objetivo!

fonte: Imovelweb