Vazamentos e suas complicações

Economizar água é assunto mundial por estarmos vivendo a pior crise de falta de água de todos os tempos. Apesar disso, não temos o hábito de analisar quais atitudes deveríamos tomar cidadão e contribuir na economia do uso da água. Economizar água inclui adotar medidas que evitem os vazamentos.

É importante que as canalizações do imóvel sejam verificadas de forma periódica por uma equipe especializada capaz de identificar até os vazamentos não visíveis nas tubulações. A prevenção de problemas é a maior aliada da economia.

Como detectar um vazamento?

  • Sempre verifique o registro: tenha o hábito de fechar todas as torneiras e registros, trave a boia da caixa da água e marque o nível da água. Depois de aproximadamente 1hr, verifique se o nível do marcador baixou, caso positivo, está confirmado de que existe vazamento.
  • Não se esqueça de verificar o vaso sanitário: Um teste simples para identificar vazamentos no vaso sanitário é jogar cinzas de cigarro ou um pouco de café. Se a cinza ou café ficar depositadas no fundo do vaso não há vazamentos, ao contrário, existe algum vazamento na válvula ou caixa de descarga.
  • Verifique a tubulação periodicamente: faça uma análise da existência de mofo, umidade e desprendimento do revestimento (azulejo ou pintura).

Dependendo da gravidade do vazamento, o conserto pode até causar danos físicos e financeiros. Muita atenção à sua conta mensal, se reparar algum aumento de consumo de água exagerado, pode ser que exista vazamento no seu imóvel.

Por isso, fique atento aos vilões de vazamentos que certamente parecem inofensivos, mas que podem refletir conta de água no final do mês.

  • Torneira pingando: pode chegar a gastar mais de 46 litros de água por dia.
  • Vasos sanitários: As caixas de descargas são mais indicadas para evitar possíveis vazamentos.
  • Canos danificados: Independente do tamanho da fuga de água, troque o cano danificado imediatamente.