Quer manter sua casa mais fresca no verão? Confira as dicas!
O verão e suas temperaturas elevadas podem ser um sério problema para algumas pessoas, principalmente para quem sofre com problemas de pressão baixa e hiper-hidrose. Para solucionar ou minimizar os sintomas desse tipo de problema, existem algumas dicas de como reduzir o calor de acordo com a necessidade de cada tipo de pessoa e de acordo com o ambiente.
Nos meses quentes do ano, a primeira coisa que vem à cabeça é como enfrentar os dias e noites abafados, seja na rua, no carro, trabalho ou mesmo em casa. Para driblar o calor excessivo, é comum que as pessoas invistam em aparelhos condicionadores de ar, uma vez que eles deixam o ambiente mais fresco quase imediatamente.
Entretanto, esse eletrodoméstico pode não ser a melhor opção. O alto custo do aparelho, aliado a um gasto maior de energia e aos malefícios que ele causa à saúde pedem que você utilize outras medidas, antes de correr à loja mais próxima para comprar o seu.
Ventilação:
Os ventiladores são a primeira e mais conhecida solução. Evite deixar as janelas e portas fechadas, e mantenha as cortinas fechadas durante o dia. Se o local em que você mora tem baixa incidência de vento e o sol costuma bater diretamente em sua casa, trocar as telhas por algumas com cores mais claras pode ajudar a diminuir o calor. Quanto mais clara é a cor menos ela absorve a temperatura e mais frio ela torna o ambiente. Em lugares em que o clima é um pouco estável, recomenda-se a escolha por telhas que tenham uma cor nem tão clara e nem tão escura, assim a temperatura da casa pode ficar agradável em qualquer estação.
Outra dica importante é a manta térmica, uma opção que combina com qualquer uma das estratégias citadas acima, principalmente em residências e galpões onde serão feitas reformas. Essas mantas são instaladas embaixo das telhas e encima do forro. Esse forro, inclusive, pode ser instalado em PVC por ser um ótimo isolante térmico.